O Camões não se decide
O autor da obra que podia ter ficado perdida no mar.

Ao longo da Epopeia, Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões incide em variados temas, em particular a descrição do povo Português. Como afirma Maria Vitalina, a obra referida, é de caracter complexo, por vezes, contraditório e bastante crítico, relativamente à sociedade da época.
Inicialmente, em alguns dos seus cantos, em especial nos que relatam a primeira viagem com destino à India, enuncia os Lusitanos como valentes, bravos e corajosos. Na sua narração glorifica-os, fazendo-os parecer um povo intocável. De tão magníficos que são merecem uma recompensa no final do percurso, uma ilha com extraordinárias e belas ninfas ao seu dispor.
Por outro lado, no plano da reflexão do poeta, expõe o seu descontentamento com a atitude demonstrada pelos incultos cidadãos. Executa-os alegando que não dão o devido valor à arte literária escrita pelo mesmo. Destaca, nessas estâncias diversos heróis da antiguidade, igualmente talentosos e dedicados.
Qualquer individuo que termine a leitura da única Epopeia portuguesa, poderá ficar confuso e induzido em erro. Afinal somos dignos de gordos elogios ou de desaforos?
Morgana Pereira :)